© 2020 por Mais Torcida.

  • Mais Torcida

6 dicas para criar o melhor Programa de Sócio Torcedor

Quando falamos em sócio torcedor, logo lembramos de alguns anúncios de grandes times do futebol nacional. Isso é porque, hoje, no Brasil, a maioria desses times vem oferecendo e divulgando cada vez mais vantagens em seus programas, visando sempre beneficiar esses torcedores que investem em seus times.


Sendo assim, aquele torcedor que deseja frequentar estádios, adquirir produtos, ter experiências diferenciadas e estar mais envolvido com sua equipe durante o ano, acaba se fidelizando a ela, pois enxerga, a longo prazo, um retorno financeiro aliado ao sentimento prazeroso de se associar. E até mesmo dentro de pequenas equipes esportivas, como Atléticas Universitárias, essa lógica se mantém.

Mas quais seriam os principais passos para se criar um programa de sócio torcedor? Após algumas pesquisas e feedbacks, listamos abaixo algumas dicas que julgamos serem as mais importantes para criação de planos de sócio torcedor e, também, comentamos um pouco mais sobre o que a plataforma do Mais Torcida oferece.



1 - Identificação


Antes mesmo de lançar um Programa de Sócio Torcedor, o primeiro passo é pensar em uma identidade exclusiva. Ela deve carregar um nome que remeta às cores, ao mascote ou à tradição histórica da equipe. Segue abaixo um exemplo da carteirinha da Atlética de Engenharias de UTFPR – Pato Branco/PR, elaborada em 2019.



Quanto ao processo de criação de layout de carteirinhas, impressão, envelopamento e envio à casa dos sócios, pode ficar tranquilo, o Mais Torcida cuida de tudo isso.



2 - Descontos em estabelecimentos parceiros


Outro ponto crucial, são os descontos em estabelecimentos parceiros. Cada diretoria deve identificar qual é o perfil do seu torcedor, não que ele seja homogêneo, mas toda torcida tem seus pontos de encontro favoritos, comércios e bares mais frequentados, academias e centros de treinamento mais acessíveis, enfim, essa lista deve ser preenchida por quem convive no meio da galera, para que possa ser a mais completa e vantajosa possível.



gif


E através da nossa plataforma, o sócio passa a ter acesso a um Clube de Vantagens pré-elaborado por nossa equipe, são vários cupons de descontos em lojas online. E ainda, a equipe pode divulgar seus próprios parceiros locais, nessa mesma página.



3 - Produtos exclusivos

Colocar um produto, como uma camiseta personalizada, ou algum kit especial junto com a associação, acaba sendo um grande incentivo, pois se trata de um retorno imediato, palpável e que fica na memória do torcedor pelo resto do ano (ou da vida). Ressaltamos, é muito benéfico! Confira abaixo como foi o kit exclusivo de sócio torcedor, lançado pela Atlética X de Junho - Unicesumar, de Maringá, em 2019.


E com o nosso sistema, as equipes passam a ter um controle de pedidos sobre esses produtos, em que o torcedor, ao se associar, já define o tamanho, modelo, tecido etc.

4 - Ingressos promocionais e lotes exclusivos


Seguindo o modelo mais tradicional de sócio torcedor, dentro dos grandes times de futebol no Brasil, encontramos o benefício de acesso a ingressos mais baratos e lotes/setores exclusivos, em que o sócio consegue sair na frente dos demais torcedores na busca pelo melhor lugar do estádio e até mesmo no direto de adquirir um ingresso em clássicos ou finais de campeonatos. Abaixo, temos um exemplo de descontos em ingressos e setores nos planos de sócio torcedor do Vasco, de 2018.




E visando oferecer mais comodidade e segurança a quem realmente possa usufruir desse direito de compra, dentro da plataforma do Mais Torcida, a equipe pode disponibilizar reservas antecipadas de ingressos ao sócio torcedor adimplente/ativo, informando inclusive, quanto ele está economizando com esse benefício.


5 - Registro de todas as economias


Algumas dúvidas que sempre estão na cabeça do torcedor: Compensa me associar? Vou realmente economizar com isso? Quanto economizei? Vou me reassociar? Ou seja, é importante que o sócio possa acompanhar todos os seus benefícios.



gif

Pensando nisso, nosso sistema também disponibiliza a opção de registrar todas as economias do sócio, tanto em compras com a equipe, quanto em compras nos parceiros locais. Além de servir como parâmetro sobre quanto os sócios estão economizando, a equipe também poderá utilizar-se disso para captar novos sócios e fidelizar/reter os antigos.


6 - Acesso fácil, rápido, digital e seguro

O mundo digital já é uma realidade, e a tendência é de que tudo se torne cada vez mais online, sem papeis, canetas, pagamentos em dinheiro etc. Dores de cabeça com contratos perdidos, compras não registadas, descontrole com inadimplências e afins tendem a sumir, a tecnologia vem para ajudar a melhorar isso!

E essa é a nossa última dica, crie já uma página web para sua equipe, tenha mais segurança e comodidade com todas as informações centralizadas em um painel gerenciador e deixe a tecnologia facilitar a vida da diretoria. Clique aqui e confira todas as funcionalidades que oferecemos. Cadastre-se, é grátis!